sábado, 9 de maio de 2009

Resfriado na gravidez

Como já escrevi em um post anterior, fiquei resfriada... buááá. Não sei se tomei friagem no dia do chá de bebê, enfim, só sei que fiquei de sábado a quarta com a garganta arranhando, e quinta acordei baqueada, muita coriza e nariz entupido. Fora a moleza total e a dor pelo corpo, que não me deixava fazer nada...

Ontem (sexta) "melhorei", consegui trabalhar, mas hoje acordei ruinzinha de novo. Minha médica liberou o Tylenol em caso de dor de cabeça, Sorine (eu uso um genérico, Neosoro) e para a garganta somente própolis, para dar uma aliviada. Nada de descongestionantes ou antiflamatórios, são totalmente proibidos na gestação. Acho que tive febre algumas vezes (vergonha, mas estou sem termômetro em casa), pois sentia calafrios.

Hoje fiquei preocupada, tipo, será que mesmo essa medicação liberada faz mal ao bebê??? E esse meu estado "caidinho", será que também não afeta o desenvolvimento do Theo??

Aí fui olhar alguma coisa na internet, e em meio a muitos "palpiteiros" de plantão que povoam os fóruns de discussão, achei um artigo interessante. A matéria é do site Babycenter Brasil. Tirei abaixo somente as partes mais interessantes do artigo:


"Resfriados e gripes
Escrito para o BabyCenter Brasil Aprovado pelo
Conselho Médico do BabyCenter Brasil


Posso tomar remédios durante a gravidez?
Nunca compre remédios sem antes checar com seu ginecologista se que eles são adequados para gestantes. Muitos deles contêm substâncias que não foram testadas em grávidas e podem prejudicar o desenvolvimento e a saúde do bebê em formação. Se realmente precisar tomar analgésicos, o paracetamol é seguro (nas doses recomendadas). Evite aspirina porque ela pode afetar o desenvolvimento do bebê nas primeiras semanas de gravidez, assim como, no finalzinho da gestação, alterar o início e a duração do trabalho de parto. Evite ibuprofeno, codeína e outros analgésicos que contenham uma combinação de substâncias. Procure também não tomar doses excessivas de vitamina C -- não ultrapasse os 60 mg por dia.


Como tratar os resfriados?
Veja algumas maneiras seguras e naturais para aliviar os sintomas: • Mantenha uma dieta equilibrada, que inclua frutas, verduras e legumes, ótimas fontes naturais de vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas e gordura. • Tente fazer uma inalação só com soro fisiológico se seu nariz estiver entupido. Se não tiver um inalador, coloque água bem quente em uma bacia, acrescente duas ou três gotas de óleo de eucalipto ou de menta e, com uma toalha cobrindo a cabeça, aproxime o nariz da solução. • Para dor de garganta e tosse, prepare um chá com mel e limão. • Faça gargarejos com água e sal para ajudar nas infecções de garganta. • Descanse o máximo que puder -- o sono ajuda o corpo a se restabelecer. • Beba bastante líquido. Os chás são especialmente bons para dar sensação de alívio aos resfriados. Só tenha cuidado para escolher chás de ervas que não contenham cafeína. • No caso de sinusite, experimente colocar duas gotas de óleo essencial de manjerona em um lenço e cheire-o com frequência. • Não deixe de mencionar para seu médico se pretende usar remédios homeopáticos.

Como posso tratar uma gripe?
Os sintomas da gripe -- febre, dor de cabeça, calafrios, cansaço e perda de apetite -- podem realmente derrubar você durante a gravidez. Beba bastante água, chá e sucos, especialmente se tiver febre, para evitar uma desidratação. Suco de laranja, rico em vitamina C, ajudará a combater a infecção, e chá de mel com limão vai aliviar a dor de garganta. Quando voltar a ter alguma vontade de comer, procure consumir alguma coisa nutritiva, como frutas, torradas de pão integral ou leite. Descanse bastante e não volte ao trabalho até que se sinta completamente recuperada -- o médico pode ajudar, fornecendo os atestados necessários. Se estiver demorando para melhorar, vá ao médico para ter certeza de que não há outra infecção. Não é aconselhável tomar vacina contra a gripe na gravidez, a menos que seu obstetra recomende especificamente.


A gripe pode afetar o bebê?
Não. Mesmo que você esteja se sentindo bem mal, fique tranquila porque o bebê está protegido do vírus dentro do seu útero. No caso de ter febre muito alta, é bom falar com o médico. Assim como nos resfriados comuns, a dose adequada de paracetamol pode ajudar a aliviar os sintomas. Descanse, descanse e descanse. Não volte à rotina enquanto não estiver plenamente recuperada."



O que mais me aliviou foi saber que o bebê está protegido dentro do útero, e que a gripe não deve prejudicá-lo... Que bom!!!

Até!

48 comentários:

  1. NOSSA,EU TBM JA ESTOU GRIPADA A ALGUNS DIAS, MAS ESTAVA TOMANDO SO CHAS DE CAMOMILA E ERVA CIDREIRAS E TBM DE GENGIBRE QUE E MUITO BOM PARA GARGANTA (EU ESTOU GRAVIDA DE 06 MESES E TAVA COM MUITO MEDO DE QUE ESSA GRIPE PODESSE AFETAR MINHA FILHOTA MAS E MUITO BOM SABER QUE ELA ESTA PROTEGIDA E A GRIPE NAO PODE AFETAR O BEBE)OBRIGADA PELAS DICAS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa fiquei muito aliviada com a resposta da eliane, obrigada querida vou dormir mais tranquila bjss

      Excluir
  2. fhavinha
    eu tambem estou resfridos mais estou tomando bastante suco de acerola que e rico em vitamina c e tomando mel com alho estou bem melhor estou gravida de 9 semanas fiquei super aliviada em ouvir falar que não afeta o bebe. Enfim beijos nas futuras mamães,,Smacccc

    ResponderExcluir
  3. amigass tbm estou muito resfriada , e tomei chá de mel e limao , embora fikei sabendo [pela minha mae] ke chá com alho era perigoso pois o alho é muito quente e perigoso para o bebê , mais o meu grilo era em relaçao ao uso de sorine , fiquei muito preocupada achei ke fosse perigoso para meu filhote , mais depois ke li o depo da amiga de cima to mais tranquila .. bjss a todass e felicidadess aos bebezes !!!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei, eu estou de 28 semanas e estou gripada.Comecei a procurar na internet e já estava ficando louca com os /'palpiteiros/'.
    Ainda bem que existem pessoas como vc./muito obrigada.
    Desejo a vc e ao seu nenen muita saúde,paz e que Deus abençõe suas vidas!!!

    ResponderExcluir
  5. Meninas...
    Só lembrando que cada caso é um caso, sempre consultem seus médicos de confiança, hein?? Boa gravidez a todas!!

    ResponderExcluir
  6. To maiis aliviada . em saber que meu bebe esta beem !

    ResponderExcluir
  7. Estou com 12 semanas de grávidez de risco e estou resfriada estava muito preocupada em relação ao neosoro mas depois de ver essa matéria fiquei mais tranquila, Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  8. Meninas, de novo eu repito, consultem seus médicos!! Eu só usei o neosoro no auge do resfriado, senão eu não respiraria... Antes disso eu só pingava soro fisiológico puro, para a rinitezinha do dia a dia... Assim que consegui respirar eu suspendi, POIS NÃO FAZ BEM... Ok? Cada caso é um caso, nunca tomem nada sem orientação, ainda mais na gravidez!! Bjs e boa sorte a todas!

    ResponderExcluir
  9. evana araujogomes21 de maio de 2010 10:29

    Gente agora fiquei dispreucupada acho que tou gravida e estou com uma inflamasão na garganta e muito cansaso e dor no corpo mais é muito bom saber que mesmo estando gripada meu bebe não corre risco

    ResponderExcluir
  10. olá gente..to com 7 meses de gestação e to usando sorine pois estou mto congestionada e só o sorine dá jeito...pode fazer algum mal para o bb?Urgente me ajudem...

    ResponderExcluir
  11. Boa noite meninas...
    estou gravida de 26 semanas e o clinico geral passou Amoxicilina durante 7 dias de 8 em 8 horas,estou muito preocupada porque não sei se faz mal a minha filha!Se alguém souber de alguma coisa por favor me fale ou envie um e-mail c_aaamila@hotmail.com

    Obrigada a todas
    Um beijo

    ResponderExcluir
  12. A minha mãe está gripada, e eu to disisperada mais graças a deus a bebê dela não vai ficar com gripe.
    estou seguindo todas as dicas que você deu muito obrigada.

    ResponderExcluir
  13. boa tarde gente adorei esse documentario pois eu estou gravida de 34 semanas e peguei uma gripe estava muito preoculpada pois so tenho medico dia 19-08-2010...mais fico feliz por saber que meu anjinho esta bem !!que não vai fica doentinho ufaaa!!!mais eu nunca fico rsfriada e tinha que fica logo agora com meu filhotinho presta a nascer !bhuááááá...mais agradecida

    boa sorte para todas as mamães que seus bybe possa vir com muita saude que Deus ilumine cada umas de vcs e cuida de mim tbm rsrs

    beijos By:Mary

    ResponderExcluir
  14. Bom dia!
    Estou grávida de 9 semanas indo pra 10ª semana,antes de descobrir a gestaçao,eu tive uma febre muito alta com calafrios etc,tenho rinite,sinusite,que sempre atacam,mais nao sei se foi a causa da febre,pois pelas minhas contas eu deveria estar mais ou menos com uma semana apos a fecundaçao,qdo dei esta febre,meu bebe nao tinha nem se alojado no útero ainda creio eu,mais me preocupo por causa da divisao celular que vai ocorrendo durante a viagem até o útero,espero em Deus que nada tenha acontecido,mais se alguem tiver alguma informaçao por favor deixe seu comentário aqui ok...
    Beijos á todas.

    ResponderExcluir
  15. Estou grávida de 05 meses e também estou muito resfriada, dor de cabeça, febre, tosse e corpo ruim, meu ginecologista me receitou o Tilenol, graças a Deus q esse resfriado não atinge minha bebê...
    bjs a todas

    ResponderExcluir
  16. **amiguinhas tbm estou gripadissima** e fiquei feliz em saber que ñ vai atinjir meu filho***
    será que devo procurar hum medico
    parabéns para todas as mamães do depo
    bjosssss

    ResponderExcluir
  17. ola maes estou gravida de 4 meses e esses dias fiquei 2 dias com muita febre fiquei com 39,5 estou muito assustada será que essa febre afetou o meu filho?????? me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  18. Eu tb estou super gripada, e tb de apenas 6 semanas, obg pela informações, tenho 36 anos e é meu primeiro filho morro de medo de fazer algo errado. Valeu pelas informações.
    Abçs
    Flávia

    ResponderExcluir
  19. Oi eu tambem estou com uma gripe muito forte, estou com quase 16 semanas e estava preoculpada com o meu bebe,eu não consigo dormi a noite com o nariz entupido e tosse,mas agora eu estou mais sosegada sabendo que meu filho esta protegido{a],um grande abraço a todas.

    ResponderExcluir
  20. Olá, meninas também estou muito resfriada, com coriza e nariz entupido, fiquei feliz com todas essas informações;me deixou mais tranqüila. Estou com 16 semanas e é meu primeiro filho, qualquer coisa que acontece me preocupa muito. Beijos e abraços a todas vcs. Que seus bebes sejam muito abençoados.

    ResponderExcluir
  21. nossa muito obrigada,tava preocupada com a gripe. pq hje acordei com uma cripe bem chata, e estou gravida de apenas 3 meses.....mais é bom sabe q naum afeta o Walter neto ou a Isis.bjus pra todas ADELAIDE!!!

    ResponderExcluir
  22. é a segunda vez que pego resfriado em duas semanas, minha médica indicou Tilenol de 6 em 6 horas e rinosoro ou soro fisiologico, para pingar no nariz, o corpo doi inteiro, mas estou tb a base de suco de laranja, mel e limão. Cuidado é sempre bom ter orientação do seu médico. Boa sorte a todas e que Deus abençoe todos os bebes.

    ResponderExcluir
  23. Olá...fiquei aliviada em saber que "NÃO AFETA O BEBÊ"...assim fico mais tranquila.Estou com um resfriado tenebroso,congestionada 100%.Fico ligando pra minha médica sempre que surge uma duvida a respeito de medicação....e olha que já é minha 3 gestação! Mas é tanta felicidade que parece a primeira. Bjos a todas as futuras mamães.

    ResponderExcluir
  24. OI eu também estava muito preoculpada depois de uma dor na boca do estomago, veio a gripe e nariz escorrendo fiquei nervosa pois estou com 11 semanas de gravidez e lendo esse artigo fiquei tranquila obrigada !que DEUS ilumine nos todas..

    ResponderExcluir
  25. Obrigada pelas dicas.... estou com renite e resfriado a 4 semanas e faz 3 dias que não durmo por causa do nariz entupido, mas hj vou pingar 1 gotinha de sorine para ver se consigo dormir.....

    ResponderExcluir
  26. graças a Deus nao minha gripe nao esta afetando minha princesinha. fiquei feliz o que importa e a saude dela..

    ResponderExcluir
  27. Nossa, adorei as dicas. Tirou todas as minhas duvidas, agora estou despreocupada em caso da gripe afetasse o meu bebe. Estou gravida de 3 meses. Obrigadoo

    ResponderExcluir
  28. Tava morrendo de medo, ainda mais pq falam que temos que tomar mais cuidado nos 3 primeiros meses... e comecei a ficar gripadinha, aquela coisa chata... affm, mais agora estou mais aliviada :)... obrigada pelo post, ajudou muito!!

    Ass.. Adriana

    ResponderExcluir
  29. hoje acordei toda ruim, muita gripe e nao dormir por causa da sinusite, tive que pingar o sorine, pois nao conseguia dormir, e justamente hoje nao consegui falar de jeito nenhum com minha medica, estou com medo de tomar remédio por conta propria, o que devo tomar..?

    ResponderExcluir
  30. Que bom que resfriados n afetam nossos bebês....me ajudou muito obrigada... Tb sou de guaratinguetá, mais atualmente moro em Mirandópolis....Luciana Maretti

    ResponderExcluir
  31. estou gravida e me senti aliviada pois tbm estou resfriada e com o nariz entupido,minha médica me disse que não é para usar muito neosoro ...mais que duas gotinhas em cada narina,à noite,não faria mal algum.

    bjuss

    ResponderExcluir
  32. nossa tabm fiquei muito aliviada.pois estava preucupada com a Ana Julia mais graças a DEus ela esta bem protegida. fico mais tranquila.obrogada Eliane.



    ass Raquel Duarte

    ResponderExcluir
  33. Nossa!Que alívio saber que gripes não prejudicam o bebê...Acabei de descobrir que estou grávida e junto com a novidade veio uma gripe daquelas!Fiquei preocupada...E no meu caso,fiquei preocupada sozinha porque ninguém mais sabe da minha gravidez,só eu...Pretendo contar daqui uns quatro meses,rsrs

    ResponderExcluir
  34. Estou gravida de 38 semanas e estou gripada, tenho medo da minha bebezinha nascer gripadinha, pois ela tem dado sinais de jah querer nascer

    ResponderExcluir
  35. Estou gravida de 16 semanas e gripada mas ja fui ao medico ela me recomendou cewin so que li a bula e gravida nao pode tomar entao prefiro ficar com metodos naturais obg pela atençao.

    ResponderExcluir
  36. de quantas em quantas horas posso tomar paracetamol,estou com muita dor de garganta,me de algumas dicas por favor...obs estou de 6 meses.obrigada

    ResponderExcluir
  37. Que bom que nao afeta a saude do meu bebê, ja estava muito precupada. Ja faz 5 dias que estou gripada e com tosse nao aguento mais ate agora nao tive febre(graças a Deus). Obrigado pelas dicas. Bom dia

    ResponderExcluir
  38. Ola.. meninass.. estou de 8 semanas.. e uma gripe danada.. o medo é que o bebe esteja sendo prejudicado.. rezoo rezo para que nada de mau aconteça a meu pquenino aqui dentro.. nao tomei nada a nao ser chazinhos.. mas a sensacao é horrivel.. tive até diarréia.. hoje fui a medica. nao me mandou tomar nada. .. a nao ser chás e ficar de repouso.. graças a Deus nao tive febre.. a única coisa que a médica disse.. era pra correr a emergencia se tivesse febre.. de resto.. o bebê deve estar protegido.. que assim seja.. bjs a todas!!!

    ResponderExcluir
  39. muito obrigado a todos , estou com 28 semanas e não sabia mais o que fazer....Agora já sei o que eu devo tomar..bjos e boa sorte a todas!

    ResponderExcluir
  40. Gente, eu tenho rinites muito fortes ao ponto de nao sair nem um arzinho por nenhuma narina, e nesses auges da rinite, nao me resta outra opcao a nao ser sorine. Faz mal ao bebe?? Estou de 14 semanas! que desespero, e cada medico fala uma coisa! Beijos as mamaes e aos bebes!

    ResponderExcluir
  41. Gente,to com uma tosse persistente,que apareceu de um dia pro outro,apesar de estar gripada a uma semana.O que faco...pois a tosse e muita e so vou ter medico em outubro..estou gravida de seis meses.

    ResponderExcluir
  42. Oi gente, estou grávida, com 8 semanas de gestação e resfriada tenho tomado 1 aspirina de VITAMINA C (Biovita) de 12 em 12 horas e suco de 2 laranjas, acerola e 1 limão. Será que esse remédio e essa mistura são prejudiciais para o meu bebê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já li que aspirina não é bom nos 3 primeiros meses.

      Excluir
  43. tomei a vacina da gripe depois descobri que estou gravida tem algum problema.

    ResponderExcluir
  44. Olá meninas, estou grávida de 6 meses e tb estou muito gripada, com tosse e dor de garganta, a médica me passou Predsim vamos ver se melhora. bjs

    ResponderExcluir
  45. Tomar guaraná e comer salgados faz mal ao bebe? Quando como frutas, verduras e legumes logo ponho para fora tudo e fico muito enjoada, mas se eu comer besteira fico bem e o enjoo alivia. Nem mesmo agua consigo beber sem ficar enjoada. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  46. Oi gente bom dia a todas, eu tbm estava muito preocupada, estou com 16 semanas e 3 dias, e na madrugada da sexta pro sábado, levei uma queda, e tive um pouco de sangramento mas tá tudo bem com meu bebê com a graça de Deus, e quando chegou sábado a noite eu sentir minha garganta doer muito, e tive febre, pensei q ainda fosse da febre, mas não eu tou com uma gripe terrível, e tinha medo q essa gripe com todo o esforço pra tossi pensei q machucaria meu bebê, mais graças a Deus que ele tá protegido. só tou bebendo bastante água e sucos que contenham vitamina C. Bom meninas é isso um pouco da minha historia no inicio do 2 trimestre

    ResponderExcluir